Pular para o conteúdo principal

Érico Lopes Veríssimo


Nome: Érico Lopes Veríssimo
Data de nascimento: 17/02/1905
Data de falecimento: 28/11/1975
Natural de: Cruz Alta – RS
Local de Falecimento: Porto Alegre – RS
Profissões: Escritor, tradutor e professor.
Locais de residência:
  • Washington D.C:
o        Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana (1953-1956)

Minibiografia:
Érico Lopes Veríssimo foi romancista, contista, memorialista, autor de literatura infantil e tradutor. Em 1920, mudou-se para Porto Alegre, onde estou no Colégio Cruzeiro do Sul. Em 1922, retornou para Cruz Alta, pois seus pais se divorciaram e começou a trabalhar no Banco Nacional do Comércio. Após dois anos, ele retornou para Porto Alegre juntamente com sua família, mas precisou voltar para sua cidade natal e retomou seu emprego no banco. Por estar insatisfeito com o trabalho que estava exercendo, em 1926 tornou-se sócio de um amigo de seu pai na Farmácia Central, que acabou fechando em 1930, forçando o autor a retornar definitivamente para Porto Alegre.
Em Porto Alegre, foi contratado como secretário de redação da Revista do Globo e começa a traduzir livros para a Editora Globo. Estreou com o livro de contos Fantoches, em 1932, e, no ano seguinte, lançou seu primeiro romance, Clarissa. Por temer a violência presente durante o governo de Getúlio Vargas, aceitou o convite para ensinar literatura brasileira na Universidade da Califórnia, mudando-se para Berkeley em 1942.

Obras
  • Romances:

Clarissa.  São Paulo: Editora Globo, 1933.
Esse livro traz a história de Clarissa, uma jovem do interior do Rio Grande do Sul que vai estudar na capital desse estado. Lá ela vai morar em uma pensão e conhece Amaro, um homem que não conseguiu ser bem sucedido no ramo da música e que não conseguiu superar seus sonhos antigos. O autor mostra como era a sociedade burguesa na década de 1930 e a situação na qual o Brasil se encontrava durante esse período.

Caminhos cruzados. São Paulo: Editora Globo, 1935.
Nesse livro o autor narra a vida de personagens que moram em Porto Alegre durante a década de 1930. Através dessas histórias, ele faz uma crítica às diferenças sociais e a hipocrisia moral da sociedade brasileira.

Música ao longe. São Paulo: Editora Globo, 1936.
A história do livro mostra a decadência moral e financeira da família de Clarissa, a mesma personagem do livro homônimo de 1933. Além disso, o livro mostra a passagem da personagem em direção à vida adulta.

Um lugar ao sol. São Paulo: Editora Globo, 1936.
Nesse livro o autor retoma os personagens dos livros Clarissa e Um lugar ao Sol. Essa história mostra os sonhos e frustrações de seus personagens e também faz críticas à tradição política de Porto Alegre durante aquele período. 

Olhai os lírios do campo. São Paulo: Editora Globo, 1938.
O livro narra a história de Eugênio Fontes, que, quando novo, se forma em medicina. Durante a faculdade ele se apaixona por Olívia, mas se casa por interesse com outra mulher. No decorrer do livro a autor sempre trabalha o conflito entre segurança e felicidade.

Saga. São Paulo: Editora Globo, 1940.
Esse livro retoma os personagens presentes em Clarissa, Música ao longe e Um lugar ao sol, fechando, assim, a saga de livros iniciada com Clarissa. Esse livro faz uma reflexão sobre a guerra, tendo como personagem principal Vasco Bruno, primo de Clarissa. Ele se alista nas forças armadas e é enviado para a Guerra Espanhola; o livro mostra sua adaptação a sua vida anterior.


O resto é silêncio. São Paulo: Editora Globo, 1943.
Nesse livro o autor conta a história de uma moça que se jogou de um prédio em Porto Alegre. Ele analisa cada um dos personagens que passaram pelo local, descrevendo suas ações antes e depois do suicídio. Através desses personagens, ele faz uma análise do comportamento humano e também traça o perfil daquela época.

O tempo e o vento: o continente. São Paulo: Editora: Globo, 1949.
Esse livro possui dois volumes. Ele conta a história da formação do estado do Rio Grande do Sul, através das famílias Terra, Cambará, Caré e Amaral. Esse livro narra também as guerras internas do estado, como a Farroupilha e a Revolução Federalista, e as lutas externas como a Guerra do Paraguai.

O tempo e o vento: o retrato. São Paulo: Editora Globo, 1951.
A história contada nesse livro se passa na cidade de Santa Fé, no início do século XX, época na qual sua urbanização começava timidamente. A história mostra o contraste entre dois homens: O Dr. Rodrigo Cambará, que é um homem da cidade e o Coronel Licurgo, que é um homem do campo. Além disso, é narrada a mudança que acontece com Dr. Rodrigo depois que ele vai de Porto Alegre para Santa Fé, comparando o homem que está cada vez mais mudado ao seu retrato idealizado, feito quando o mesmo estava no seu apogeu.

O tempo e o vento: o arquipélago. São Paulo: Editora Globo, 1962.
Na última parte da trilogia, a história se passa em parte no Rio de Janeiro, com o Dr. Rodrigo Cambará sendo eleito deputado federal. É possível notar que os personagens passam a participar dos eventos que ocorrem no âmbito nacional, diferente dos outros livros, nos quais eles são apenas espectadores.  Com a chegada do cinema americano, começa um processo de mudança nos costumes brasileiros, e com isso aparecem as contradições existentes na família Cambará. Além disso, o autor introduz um capítulo narrado apenas por uma personagem feminina, que apresenta os personagens desse romance de uma forma diferente.

O senhor embaixador. São Paulo: Editora Globo, 1965.
Nesse livro o autor focaliza o mundo diplomático e a história se desenvolve em Washington (Estados Unidos) e na Republica de Sacramento, local fictício localizado nas Antilhas. O tema tratado é o péssimo estado em que se encontram as repúblicas latino-americanas, corruptas, ditatoriais e instáveis.

O prisioneiro. São Paulo: Editora Globo, 1967.
Esse livro conta a história de um país que foi destruído pela guerra. Nele, o autor critica a violência e mostra as difíceis escolhas que um homem em situações extremas tem que fazer.

Incidente em Antares.  São Paulo: Editora: Globo, 1971
Esse livro é dividido em duas partes. Na primeira são apresentados os personagens e a luta política entre duas famílias, os Campolargo e os Vacariano. Mostra-se também que essas duas famílias se unem por causa da classe operária que está reivindicando seus direitos. Na segunda parte, ocorre a greve geral da classe operária, nesse mesmo momento morrem sete pessoas na cidade. Por causa da greve os coveiros cercam o cemitério e se negam a enterrar os defuntos, então os mortos acabam “voltando à vida” e passam a bisbilhotar a vida íntima das pessoas de suas famílias e amigos, mostrando a hipocrisia e a podridão moral da sociedade. Por estarem em situação de morte, os cadáveres estão livres das pressões sociais, portanto tem total liberdade para criticá-la.
  • Literatura Infanto-juvenil
A vida de Joana d’Arc. São Paulo: Editora Globo, 1935.
Esse livro traz uma biografia romanceada e adaptada para o público infanto-juvenil da história de Joana d’Arc.

As aventuras do avião vermelho. São Paulo: Editora Globo, 1936.
Esse livro conta a história de um menino que ganha de seu pai um livro e um aviãozinho de brinquedo. A sua história preferida é a de um aviador e, a partir dela, passa a se imaginar como tal, vivendo várias aventuras imaginárias.

Os três porquinhos pobres. São Paulo: Editora Globo, 1936.
Esse livro conta a história de três porquinhos que viviam em um chiqueiro no quintal de uma casa pobre. Com medo de se tornarem a refeição de seus donos eles fogem para cidade, onde assistem ao filme de Walt Disney. Inspirados pelo filme, eles decidem viver várias aventuras, porém se envolvem em problemas, mas são salvos por Chapeuzinho Verde.

Rosa Maria no castelo encantando. São Paulo: Editora: Globo, 1936.
Esse livro conta a história de uma menina que visita a casa de um mágico. Depois de explorar o ambiente, conhecer as pessoas que vivem no castelo e ganhar cinco bonecas, ela lê um livro que a leva para uma floresta encantada, onde ela conhece vários personagens especiais.

Meu abc. São Paulo: Editora Globo, 1936.

As aventuras de Tibicuera. São Paulo: Editora Globo, 1937.
O autor apresenta a sua versão da história do Brasil, que é contada por um jovem índio capaz de vencer o tempo e a morte. Esse livro mostra as aventuras vividas por Tibicuera.

O urso com música na barriga. São Paulo: Editora Globo, 1938.
Esse livro conta a história de uma família de ursos. O Urso-Pardo e a Ursa-Ruiva tiveram um filhote que se comunicava apenas através de sons melodiosos; um dia esse filhote foi sequestrado e foi levado para a casa de um menino rico, onde corre sérios riscos.

O elefante Basílio. São Paulo: Editora Globo, 1939.
Esse livro conta a história de um elefante que foi levado para o zoológico de Londres, onde aprendeu a falar inglês. Depois de ser vendido para um circo, foi adotado por um menino. É nessa nova casa que ele realiza seu sonho secreto de virar borboleta, com a ajuda de um anãozinho.

Outra vez os três porquinhos. São Paulo: Editora Globo, 1939.
Os três porquinhos pobres fogem da casa de Chapeuzinho Verde para não se tornarem parte da ceia de Natal da mesma. No caminho eles encontram o livro Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, e a partir disso vivem aventuras baseadas nesse romance.

Viagem à aurora do mundo. São Paulo: Editora Globo, 1939.
Um escritor que está de férias em um lugarejo tranquilo acaba se tornando protagonista de uma história na qual os segredos da origem do planeta e do homem lhe são revelados.

Aventuras no mundo da higiene. São Paulo: Editora Globo, 1939.
Tema: O livro fornece noções de higiene através de explicações lúdicas e ilustrações.

Gente e bicho. São Paulo: Editora Globo, 1956.
Esse livro possui várias histórias infantis escritas por Érico Veríssimo.
  • Contos
Fantoche. São Paulo: Editora Globo, 1932.

As mãos de meu filho. Lisboa: Editora Meridiano, 1942.
Esse conto tem como tema central o concerto de um pianista. Além disso, é mostrada também sua relação familiar, os sentimentos de frustração e vergonha de seu pai e o reconhecimento da mãe.

O ataque. São Paulo: Editora Globo, 1958.
Esse livro é composto por quatro contos, nos quais os temas variam entre violência, mistério e amor.
  • Novela
Noite. São Paulo: Editora Globo, 1954.
Essa história tem como tema o sentimento de culpa. O personagem central, que é desconhecido, anda por uma cidade sem conhecê-la. O mesmo não sabe quem é, de onde veio ou para onde vai, porém carrega consigo um grande sentimento de culpa. A única coisa que este personagem sabe é que ele cometeu um crime, então ele precisa descobrir que crime é esse e a sua própria identidade.
  • Narrativas de viagens
Gato preto em campo de neve. Porto Alegre: Editora Globo, 1941.
Esse livro narra a viagem de Érico Veríssimo aos Estados Unidos, em 1941, como parte do programa Boa Vizinhança, promovido pelo governo desse país.

A volta do gato preto. Porto Alegre: Editora Globo, 1946.
Esse livro narra a volta de Érico Veríssimo aos Estados Unidos. Em 1943, durante a ditadura Vargas, o autor foi convidado pelo Departamento dos Estados Unidos para ministrar um curso sobre literatura brasileira. São narradas histórias que aconteceram durante os dois anos que ele morou nesse país.

México. Porto Alegre: Editora Globo, 1957.
Nesse relato de viagem o autor apresenta o México através de sua cultura e das tradições milenares desse país.

Israel em abril. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.
Esse livro foi escrito sob forma de diário. Nele o autor faz questionamentos sobre as origens, a história e o destino dos judeus e da religião judaica. Para o autor, a criação do Estado de Israel seria o início de um período de paz.
  • Autobiografias
O escritor diante do espelho. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1966.
Esse livro é uma pequena autobiografia do autor, incluída na Ficção completa (v.3, Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1966).

Solo de clarineta: memórias. V.1. Porto Alegre: Editora Globo, 1973.
Esse livro conta a história de vida do autor, passando pela sua infância até a década de 1950, quando sua filha Clarissa é pedida em casamento.

Solo de clarineta: memórias. V.2. Porto Alegre. Editora: Globo, 1976.
O segundo volume de Solo de clarineta começa nas bodas de Clarissa e mostra as viagens do autor nos Estados Unidos e na Europa. Essa obra ficou inacabada e foi organizada postumamente por Flávio Loureiro Chaves e publicada em 1976.
  • Ensaios 
Brazilian Literature: an outline.  Nova York: The Macmillan Company, 1945
Tema: Esse livro é o resultado das aulas dadas pelo autor no período em que lecionou literatura brasileira nos Estados Unidos e mostra como a nossa literatura se desenvolveu ao longo dos anos. 

Rio Grande do Sul. São Paulo: RBS Publicações,1973.
Esse livro mostra a história do Rio Grande do Sul e fala também sobre como a sociedade vivia nesse estado.

Uma breve história da literatura. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1995
Tradutora: Maria da Glória Bordini
Tradução de Brazilian Literature: an outline para o português.
  • Biografias
Um certo Henrique Bertaso. Porto Alegre: Editora Globo, 1972.
O autor conta a história de Henrique Bertaso, o homem que foi o editor de seus livros na Editora Globo, e como se conheceram.
  • Compilações
Obras de Erico Veríssimo. Porto Alegre: Editora Globo, 1956

Obras completas. 1961

Ficção completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1966.

Traduções
  • Romances:
O sineiro
Título original: The Ringer.
Autor: Edgar Wallace.
Ano: 1931.
Esse livro conta a história de um justiceiro que é temido pelos criminosos e pela Scotland Yard. Ninguém conhece seu rosto, pois o mesmo usa disfarces. Acreditava-se que ele havia morrido em Sidney, Austrália, mas quando o corpo de sua irmã é encontrado boiando no Rio Tâmisa, ele sai do seu esconderijo para descobrir quem a matou.

O círculo vermelho.
Título original: The Crimson Circle.
Autor: Edgar Wallace.
Ano: 1931.
Esse livro conta a história de uma menina que recebe uma carta. Nessa carta havia um círculo vermelho e, dentro dele, uma mensagem que dizia que o Círculo Vermelho precisava dela e junto havia um endereço. Ela já esperava por esse chamado, porém ele chegou mais cedo do que ela imaginava.

A porta das sete chaves.
Título original: The Door with Seven Locks.
Autor: Edgar Wallace.
Ano: 1931.
Esse livro conta a história de um detetive da Scotland Yard que, após a violenta morte de um rapaz que tentou arrombar a porta de sete chaves, decide investigar os mistérios que envolvem a morte do jovem.

Classe 1902
Título original: Jahrgang 1902.
Autor: Ernst Glaeser.
Ano: 1933.
Esse livro é um romance autobigráfico. Nele o autor conta experiências do narrador e de seus amigos, conta como a sua geração enfrentou a Grande Guerra, embora os personagens não tenham ido ao combate em si, pois a guerra acabou antes que eles fossem convocados.

Contraponto
Título original: Point Counterpoint.
Autor: Aldous Huxley.
Ano: 1934.
Nesse livro o autor satiriza o processo de desumanização no século XX. Ele apresenta algumas histórias de casais que, embora estejam juntos, não se comunicam, ficando solitários e fechados em seus mundos individuais.

E agora, seu moço? 
Título original: Kleiner Mann, was nun?
Autor: Hans Fallada.
Ano: 1937.
Esse livro traz a história de um casal que vive em um contexto de crise econômica. Ele mostra como as relações interpessoais são afetadas e a relação patrão e empregado também, visto que dentro desse contexto os patrões atribuem mais serviços aos empregados e pagam salários menores. Além disso, o mercado fica muito mais competitivo, pois existem muitas pessoas desempregadas e pouquíssimos trabalhos disponíveis. Por outro lado, o autor mostra que mesmo em situações desse tipo, ainda existem pessoas que sentem compaixão do próximo e buscam ajudá-los.

Não estamos sós.
Título original: We Are Not Alone.
Autor: James Hilton.
Ano: 1940.
Esse livro conta a história do Dr. Newcome que, infeliz com a vida que levava com a esposa e com seu filho, acaba se envolvendo com Leni, uma dançarina alemã que mais tarde se torna a governanta de sua casa. Um dia sua esposa é assassinada e todas as suspeitas recaem em Leni e no Dr. Newcome.

Adeus Mr. Chips.
Título original: Goodbye Mr. Chips.
Autor: James Hilton.
Ano: 1940.
Tema: Esse livro conta historia de um professor que, no começo de sua carreira, não era popular entre seus alunos, mesmo sendo muito dedicado ao seu trabalho. Ainda assim, ele continua almejando o cargo de diretor, embora seja uma pessoa muito fechada em si. Um dia ele decide ir escalar e conhece uma mulher e, após algum tempo, a reencontra em outro lugar. Então os dois se casam e o convívio com ela o torna mais aberto e afável com as pessoas, ganhando assim, a confiança de seus alunos. Mas, durante esse processo, um acidente acontece e muda toda sua vida.

Ratos e homens.
Título original: Of Mice and Men.
Autor: John Steinbeck.
Ano: 1940.
Esse livro conta a história de dois rapazes que têm o sonho de comprar um acre de terra para poderem construir sua própria fazenda. Na busca por esse sonho, eles trabalham de fazenda em fazenda, pois sempre acabam sendo expulsos, visto que um deles sempre se envolve em confusão. Um dia eles conseguem um emprego novo e nesse local encontram pessoas muito agradáveis, com exceção do filho do dono da fazenda e sua esposa. Quando seus sonhos estão começando a se realizar, ele é destruído, pois um deles acaba matando acidentalmente a esposa do filho do dono da fazenda.

O retrato de Jennie.
Título original: Portrait of Jennie.
Autor: Robert Nathan.
Ano: 1942.
Esse livro traz a história de um pintor que não conseguia transmitir sentimentos nas suas obras. Um dia ele conhece uma jovem e passa a se encontrar com ela com frequência e a cada encontro parece que ela havia envelhecido alguns anos. Ele, então, pinta essa menina e essa se torna a obra com mais emoção e expressão que ele já fez. Após um tempo, ele conclui que está mantendo um relacionamento com o fantasma de uma menina que morreu durante um furacão e, na véspera do aniversário de passagem do mesmo, eles se reúnem no lugar em que ela morreu. Então uma tempestade se forma e o espírito da jovem vai sumindo enquanto diz que o amor deles durará para sempre. Algum tempo depois o rapaz compreende o que ela quis dizer, pois o amor dos dois estará presente nas suas obras futuras e no quadro dela.

Mas não se mata cavalo?
Título original: They Shoot Horses, Don’t’ They?
Autor: Horace McCoy.
Ano: 1947.
Nesse livro o autor conta a história de um casal que decidiu participar de uma maratona de dança, muito comum nos Estados Unidos na década de 30 durante a depressão econômica, para tentar conseguir um emprego em Hollywood. Porém, o que os personagens não sabiam era que existia uma grande violência por trás desses eventos.

Maquiavel e a dama.
Título original: Then and Now.
Autor: Somerset Maugham.
Ano: 1948.
Esse livro é um romance histórico. Ele foca em três meses da vida de Nicolau Maquiavel, um famoso político, filósofo, escritor e diplomata que viveu no período do Renascimento.

A pista do alfinete novo.
Título original: The Clue of the New Pin.
Autor: Edgar Wallace.
Ano: 1956. 
Tema: Esse livro traz um mistério. Jesse Trasmere é um homem rico que possui negócios obscuros. Diferente do seu sobrinho que é um rapaz que não se importa em gastar seu dinheiro, ele é muito apegado a sua fortuna. Certo dia, ele diz ao mordomo que irá se ausentar para evitar encontrar alguém do seu passado, porém um tempo depois ele é encontrado morto na sala forte de sua casa e a chave que dá acesso a esse local está em cima da mesa dentro da mesma.
  • Contos:
Psicologia.
Título original: Psychology.
Autora: Katherine Mansfield.
Ano: 1939.
 Local de publicação: Revista do Globo.
Tema: Esse conto procurar analisar o sentimento de empatia que os seres humanos possuem.

Felicidade.
Título original: Bliss.
Autora: Katherine Mansfield.
Ano: 1940.
Tema: Esse conto mostra o que a felicidade está nas coisas simples. A personagem principal é uma mulher comum que está feliz com o fato de que irá receber visitas em sua casa.

O meu primeiro baile.
Título original: Her First Ball.
Autora: Katherine Mansfield.
Ano: 1940.
Local de publicação: Revista do Globo.
Esse conto conta a história de uma jovem que está indo a um baile pela primeira vez. Ele mostra todos os sentimentos que ela tem e como ela lida com eles.

Adaptações
  • Para o cinema:
Mirad los lírios Del campo.  Ano: 1947.
Local: Argentina.
Baseado em: Olhai os lírios do campo.
Direção: Ernesto Aranciba.
Roteiro: Túlio Demicheli.
Atores: José Olara e Maurício Jouvert.

O sobrado, 1956.
Local: Brasil.
Baseado em: O tempo e o vento.
Direção: Cassiano Gabus Mendes e Walter George Durst.
Atores: Rosalina Granja Lime e Lima Duarte.

Um certo capitão Rodrigo, 1970.
Local: Brasil.
Baseado em: O tempo e o vento.
Direção: Anselmo Duarte.
Atores: Francisco di Franco e Newton Prado.

Ana Terra, 1971.
Local: Brasil.
Baseado em: O tempo e o vento.
Direção: Durval Gomes Garcia.
Atores: Rossana Ghessa e Geraldo Del Rey.

Noite, 1985.
Local: Brasil.
Baseado em: Noite.
Direção: Gilberto Loureiro.
Atores: Marco Nanini, Cristina Ache e Eduardo Tornaghi.
  • Para televisão:
O tempo e o vento, 1967.
Local: Brasil.
Baseado em: O tempo e o vento.
Novela de: Teixeira Filho.
Direção de: Dionísio Azevedo.
Atores: Carlos Zara, Geórgia Gomide.
Canal: TV Excelsior.

Olhai os lírios do campo, 1980.
Local: Brasil.
Baseado em: Olhai os lírios do campo.
Novela de: Geraldo Vietri e Wilson Aguiar Filho.
Direção de: Herval Rossano.
Atores: Cláudio Marzo, Nívea Maria.
Canal: TV Globo.

O resto é silêncio, 1981.
Local: Brasil.
Baseado em: O resto é silêncio.
Telerromance de: Mario Prata.
Direção de: Arlindo Pereira.
Atores: Carmem Monegal, Fernando Peixoto.
Canal: TV Cultura.

Música ao longe, 1982.
Local: Brasil.
Baseado em: Música ao longe.
Telerromance de: Mario Prata.
Direção de: Edson Braga.
Atores: Djenane Machado e Fausto Rocha.
Canal: TV Cultura.

O tempo e o vento, 1985.
Local: Brasil.
Baseado em: O tempo e o vento.
Minissérie de: Doc Comparato.
Direção de: Paulo José.
Atores: Tarcísio Meira, Glória Pires.
Canal: TV Globo.

Incidente em Antares, 1994.
Local: Brasil.
Baseado em: Incidente em Antares.
Minissérie de: Charles Peixoto e Nelson Nadotti.
Direção de: Paulo José.
Atores: Fernanda Montenegro, Paulo Betti.
Canal: TV Globo.

Documentário:

Um contador de histórias, 1974.
Curta-metragem.
Direção de: David Neves e Fernando Sabino.
Narração: Hugo Carvana.

Premiações e distinções:

Prêmio Machado de Assis pela obra Música ao longe (1934).

Prêmio Fundação Graça Aranha pela obra Caminhos Cruzados (1935).

Título de professor Honoris Causa, pelo Mills College de Oakland, Califórnia, no qual dava aula de Literatura e História do Brasil (1944).

Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da sua obra (1954).

Título de cidadão de Porto Alegre, conferido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre (1964).

Prêmio Jabuti, categoria romance, pelo livro O senhor embaixador (1965).

Prêmio Juca Pato, intelectual do ano, concedido pela Folha de São Paulo e pela União Brasileira de Escritores (1968).

Bibliografia Consultada:

COMPANHIA DAS LETRAS. Autores. Érico Veríssimo Disponível em: < https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01492>. Acesso em: 19 de Jul. de 2017.

DUTRA, Kátia. Érico Veríssimo: vida e obra. Redes. 28 de novembro de 2011. Disponível em:  <http://redes.moderna.com.br/2011/11/28/erico-verissimo-vida-e-obra/>. Acesso em: 19 de Jul. de 2017.

ÉRICO Verissimo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6561/erico-verissimo>. Acesso em: 17 de Jul. 2017. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

LAIFI. Prêmios e títulos. Disponível em: <http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1074&idC=17129#>. Acesso em: 17 de Jul. de 2017.

NOGUEIRA, Arnaldo. Érico Veríssimo. Bibliografia. Disponível em: <http://www.releituras.com/everissimo_bio1.asp>. Acesso em 19 de Jul. de 2017.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Biblioteca_ bairro. Bibliotecas_ a_ l. Érico Veríssimo. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/ericoverissimo/index.php?p=4672>. Acesso em: 21 de Jul. de 2017.

Pesquisa realizada por Else R. P. Vieira e Thaís do Rosário Paiva

©Else R. P. Vieira
Coordenadora do Projeto Integrado “Escritores Brasileiros no Exterior: residência diplomática, literária e acadêmica”, patrocinado pela CAPES/Ministério da Educação, entre as Universidades de Londres (Queen Mary College) e Federal de Juiz de Fora (Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários)

Comentários